Título: Gestão da integração dos sistemas de informação: uma análise a partir das informaçôes contidas na Secretaria de Renda de Cidadania do MDS
Autor(es): Zelaya, Dennis Otto Chamorro
Contribuidor: Vieira, Fernando José Travassos (Orientador)
Klosovski, Sandra Regina Rodrigues (Examinadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 59 p.
Data: 12-Dez-2011
Detentor dos direitos autorais: Dennis Otto Chamorro Zelaya
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento Social
Resumo: Essa monografia teve como objetos de investigação: os sistemas de informação e a correlação com o domínio do negócio responsável pelo ambiente organizacional, ainda preocupado com a falta de integração sistêmica e o desequilíbrio que causa à desagregação dos sistemas computacionais que dão suporte a gestão da informação, a tomada de decisão e a governança corporativa, principalmente quando estes são testados pelos quesitos: alinhamento com os objetivos do negócio e mudanças de regras que interferem no clima organizacional. O domínio tecnológico como ferramenta de modernização administrativa é responsável por operacionalizar a missão da organização e construir o diferencial necessário à competitividade e desempenho estratégico dos processos de negócio. O objetivo da pesquisa foi analisar a gestão da integração dos sistemas de informação no âmbito da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, levantar a situação atual, apontar quais as técnicas modernas utilizadas, a sua abrangência e as principais limitações culturais que permeiam a fronteira que define integração, inter-relação, complementação, repercussão e interdependência, no contexto de agregar valor organizacional sistêmico ao negócio. Para isso utilizou-se uma pesquisa exploratória baseada no levantamento documental bibliográfico, consulta a documentos oficiais da unidade e a opinião de alguns atores envolvidos. Entre os principais pontos de consenso estão: a) a importância do mapeamento sistêmico, modelagem, simulação e automação de processo como requisito para implementação de qualquer sistema ou solução integrada de TI; b) a utilização de componentes abertos no desenvolvimento de sistemas que permitam a oferta de serviços e, c) a importância da governança corporativa como condutor estratégico orquestrando a gestão integrada do ambiente de TI em sintonia a gestão de processos de negócio.
Palavras-chave: sistemas de informação;  integração;  domínio tecnológico;  governança corporativa;  modernização administrativa;  gestão integrada da informação
Objetivo: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
Observações/Notas: Monografia apresentada à Banca Examinadora do curso de especialização em serviço social da Escola Nacional de Administração Pública de Brasília como requisito para obtenção do grau de especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social.
Orientador: Fernando José Travassos Vieira
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3303
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dennis otto Chamorro Zelaya - Monografia versão definitiva.pdf847.75 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.