Título: Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas
Autor(es): Campos Filho, Antônio Claret
Paiva, Luis Henrique da Silva de
Editor: Coordenação-Geral de Formação
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Programa
Extensão/Indicação de Série: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 6 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação 1.1 : Documento em PDF, 50 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
3. Apresentação 1.2: Documento em PDF; 27 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
4. Apresentação 2.1 - Documento em PDF; 26 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
5. Apresentação 2.2 - Documento em PDF; 85 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
6. Apresentação 3.1 - Documento em PDF; 27 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
7. Apresentação 3.2 - Documento em PDF; 43 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antônio Claret e Luis Henrique Paiva
8. Apresentação 4.1 - Documento em PDF; 46 páginas, contendo a apresentação da aula dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
9. Apresentação 4.2 e 5 - Documento em PDF; 85 páginas, contendo a apresentação dos Professores Antonio Claret e Luis Henrique Paiva
Data: 26-Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia do Setor Público
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo dos professores. Slides referentes às aulas do curso. Introdução ao campo da economia comportamental e suas implicações para as políticas públicas. Teoria neoclássica e o modelo do agente racional. Questionamentos à teoria neoclássica e ao modelo do homo economicus. Processo decisório em políticas públicas: modelos prescritivos e descritivos. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Racionalidade limitada. Heurísticas e vieses. Modelos duais de processamento mental. Teoria prospectiva. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta. Processos mentais relacionados à escassez. Motivação, normas sociais e identidade. Atenção limitada. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de ‘nudges’. Aplicação a casos de políticas públicas: saúde, combate à pobreza, previdência, dentre outros. Experiências internacionais em economia comportamental voltadas ao aprimoramento das políticas públicas.
Palavras-chave: economia comportamental;  políticas públicas;  processo decisório;  racionalidade limitada;  motivação;  nudging
Objetivo: Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a evolução e os principais conceitos do campo da economia comportamental e suas implicações para a prática das políticas públicas; aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.
Público alvo: Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).
Contexto de aprendizagem: Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e desenvolvidos exercícios práticos para estimular a compreensão e a participação dos alunos. Serão ainda utilizados estudos de caso. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3127
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018
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