Título: A estatística e a administração: notas de aula do curso de organização do trabalho
Autor(es): Teixeira, Nelson Spinola
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/103
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 67, n.1, p. 131-136
Data: Jan-2016
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd): Esta licença é a mais restritiva dentre as nossas seis licenças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis” pois permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Escrito em 1940, período em que a Revista do Serviço Público tinha a maior parte de seu conteúdo dedicado a comunicações internas – em uma seção denominada vida administrativa –, ao direito administrativo, o artigo de Nelson Spinola Teixeira trata do uso da estatística no estudo científico de maneira geral e sua aplicação na administração. O autor busca estabelecer uma distinção entre o que ele chama de técnica do método experimental e a técnica do método estatístico. Em seguida, o texto busca diferenciar o que são fenômenos individuais, coletivos e de multidão. Após tecer diversas considerações de caráter epistemológico, o autor finaliza indicando que aplicação esses conceitos científicos podem ter para a administração. Ao final do texto, ao criticar a ideia de que um “fato global, o fato total, fato geral seja apenas uma soma dos fatos individuais” e afirmar que “ambos, entretanto, têm natureza diversa”, o autor enuncia um dos argumentos evocados atualmente em discussões sobre o uso da perspectiva multinível em estudos organizacionais. A estatística constitue um método de estudo que, dia a dia, aumenta seu campo de aplicação.
Palavras-chave: estatística;  administração pública;  organização do trabalho
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção "RSP Revisitada", texto originalmente escrito em 1940
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2923
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSP V. 67, N. 1 (2016) - 131-136.pdf652.56 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.