O Acordo de Vancouver
Título: | O Acordo de Vancouver |
Autor(es): | Graham, Andrew |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 16 p. |
Data: | 2011 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Inovação Políticas Públicas e Sociais Relações Intergovernamentais |
Resumo: | Este caso relata a formulação de um contrato de desenvolvimento urbano entre o governo federal do Canadá, o governo da província de Columbia Britânica e o governo municipal de Vancouver. Esse acordo multigovernamental, com a participação da comunidade, concentrou-se no aperfeiçoamento dos serviços e na introdução de melhorias na região central-leste (Downtown Eastside) da cidade de Vancouver, área afetada por profundos problemas sociais. Foi assinado em março de 2000, com prazo de vigência de cinco anos, e renovado em abril de 2005 por mais cinco anos. Soube aproveitar as oportunidades abertas com a candidatura de Vancouver à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2010, como elemento catalisador da revitalização da área e da construção de um programa que garantisse sustentabilidade social à região. O estudo de caso analisa o processo de criação do acordo e as operações realizadas durante sua vigência. Provê referências contextuais para o estudo de questões de políticas públicas e de gestão pública que envolvam cooperação intergovernamental, gestão de acordos complexos, governança de empreendimento com colaboração de vários parceiros, negociação, política social, participação comunitária e uso de janelas de oportunidade. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas; Relações Intergovernamentais; Urbanismo; Governança; Aprendizagem Organizacional; Parceria; Negociação; Política Social; Inclusão Social; Inovação |
Público alvo: | Servidores Públicos, Professores, Sociedade |
Observações/Notas: | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2733 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Estado, Governo e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O acordo de Vancouver.pdf | Atualizado em 2017 | 392.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
O Acordo_Vancouver_Nota pedagogica_corrigida 2017.pdf | 265.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.