Como sustentar uma decisão? Um caso sobre licitações públicas sustentáveis
Título: | Como sustentar uma decisão? Um caso sobre licitações públicas sustentáveis |
Autor(es): | Ribeiro, Frederico Augusto |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=187 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Estudo de Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 4 p. |
Data: | Jun-2016 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública Licitação. Compras Liderança Planejamento Estratégico |
Resumo: | Demandado por seu chefe, Álvaro aceita o desafio de implantar critérios de sustentabilidade em licitações no órgão onde trabalha, utilizando um edital-piloto. Depois de estudar a legislação e trabalhar no planejamento da licitação com uma equipe reduzida, chega finalmente o grande dia da sessão pública. Apesar de todos os cuidados, problemas surgem ainda durante a fase de aceitação das propostas, em decorrência de aspectos ligados à sustentabilidade. Torna-se necessária a tomada de decisão, que envolve a possibilidade de revogar a licitação, avaliando-se os riscos envolvidos. |
Palavras-chave: | Sustentabilidade em licitações; Licitação; Gestão de riscos |
Objetivo: | O caso pode ser aplicado em cursos nas áreas de licitações, planejamento e tomada de decisão. Os casos pretendem estimular o uso de técnicas inovadoras para o ensino, cobrindo temas como ética, políticas públicas, diversidade, gestão de programas e projetos, inovação e outros. São ferramentas de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para estudantes, profissionais do setor público e pesquisadores, com foco em problema ou desafio, seja para superá-lo ou para documentar os esforços feitos para suplantá-lo. |
Público alvo: | Servidores públicos em geral. |
Observações/Notas: | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14)”. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2529 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Gestão da Logística Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Como sustentar uma decisão.pdf | atualizado em 2017 | 219.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Como sustentar uma decisão_Nota pedagogica.pdf | 172.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.