Título: Sustentabilidade socioambiental na administração pública
Autor(es): Pereira, Paula Moraes
Contribuidor: Pares, Ariel (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 28 p.
Data: Jul-2016
Detentor dos direitos autorais: Paula Moraes Pereira
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O artigo tem como objetivo fazer um diagnóstico de três iniciativas governamentais sobre sustentabilidade socioambiental na Administração Pública, do ponto de vista das relações interorganizacionais e as consequências da fragmentação de iniciativas na ausência de práticas rotineiras de coordenação do governo. As iniciativas são: Agenda Ambiental na Administração Pública, Contratações Públicas Sustentáveis e Projeto Esplanada Sustentável. A metodologia utilizada foi de consulta a fontes bibliográficas e análise das entrevistas dos gestores responsáveis por cada iniciativa, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que são poucas as interações entre as três iniciativas, embora tenham objetivos convergentes e, quando existentes, dá-se de maneira informal e esporádica, favorecendo muitas vezes a sobreposição de atividades e a ineficiência nos programas. As diversas portarias editadas pelo MP e a criação da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (CISAP) foram instrumentos importantes, mas a falta de prioridade governamental no que se refere à sustentabilidade fez com que algumas ações fossem descontinuadas, tais como a CISAP.
Palavras-chave: Sustentabilidade socioambiental;  Administração pública;  Coordenação de políticas públicas
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2479
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Moraes Pereira.pdfArtigo principal790.03 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.