Planejamento e gestão estratégica: o caso do CNPq
Título: | Planejamento e gestão estratégica: o caso do CNPq |
Autor(es): | Lopes, Rita de Cássia Scardine Assis Rocha Neto, Ivan |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=172 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Estudo de Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 19 p. |
Data: | 2015 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Gestão Estratégica Planejamento Estratégico |
Resumo: | Este estudo de caso aborda o planejamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, sua evolução, aprendizados e novos redirecionamentos. O caso relata dois processos de planejamento, um concluído em 1998 e outro, em andamento, iniciado em 2011. O objetivo é verificar o grau de amadurecimento na percepção da importância da estratégia institucional para a realização de um trabalho diferenciado, observando avanços qualitativos na prática. O estudo aborda questões relacionadas à execução de metas prioritárias, fragmentação de estratégias institucionais, distância entre formulação e implementação de um plano estratégico. |
Palavras-chave: | planejamento estratégico; administração estratégica; políticas públicas; gestão do conhecimento; aprendizagem organizacional |
Público alvo: | Gestores e servidores públicos, pesquisadores da área de planejamento e gestão estratégica. |
Observações/Notas: | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2424 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Planejamento, Orçamento e Gestão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
planejamento e gesto estratgica_o caso do cnpq.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Planejamento e gestão estrategica_o caso do CNPq_Nota pedagogica.pdf | 773.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.