Title: Perspectivas para o desenvolvimento de dirigentes públicos: a experiência da ENAP
Authors: Licio, Elaine Cristina
Koga, Natália Massaco
Publisher: I Congresso CONSAD de Gestão Pública
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 17 p.
Issue Date: May-2008
metadata.dc.rights.holder: Elaine Cristina Licio
Natália Massaco Koga
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Escola de Governo
Modernização. Reforma Administrativa
Abstract: Nos últimos anos a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – tem intensificado sua atuação no desenvolvimento de dirigentes, prospectando novos conteúdos e metodologias, bem como criando produtos de aprendizagem específicos para este público. Tal direcionamento segue tendência internacional de aumento da importância do tema, tendo em vista a exigência cada vez maior de que os dirigentes públicos possuam competências multifacetadas, nas vertentes técnica e política, para lidar com a complexidade que hoje envolve a capacidade do governo em responder aos problemas da sociedade. A proposta deste trabalho é analisar a experiência recente da ENAP no desenvolvimento de dirigentes, indicando perspectivas de aperfeiçoamento das estratégias de atuação da Escola neste segmento. Para isso, usaremos como referência alguns conteúdos e metodologias que vêm sendo adotados por escolas de governo européias na formação de dirigentes.
Keywords: desenvolvimento de dirigentes;  escola de governo;  metodologia;  gestão de políticas publicas
metadata.dc.description.additional: Artigo apresentado no I Congresso Consad de Gestão Pública, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília/DF – 26 a 28 de maio de 2008.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2335
Appears in Collections:Artigos e Apresentações no Congresso CONSAD
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1001.pdf328.16 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.