Avaliação do impacto na transferência do treinamento e do suporte à aprendizagem do evento instrucional “curso de fiscalização ambiental” do IBAMA
Título: | Avaliação do impacto na transferência do treinamento e do suporte à aprendizagem do evento instrucional “curso de fiscalização ambiental” do IBAMA |
Autor(es): | Albertini, Marcia Luzia |
Contribuidor: | Coelho Junior, Francisco Antonio (orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 128 p. |
Data: | Nov-2013 |
Detentor dos direitos autorais: | Marcia Luzia Albertini |
Termos de uso: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. |
Classificação Temática: | Capacitação Profissional Gestão de Pessoas |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar os efeitos de um evento instrucional, o Curso de Fiscalização Ambiental, verificando empiricamente, a classe de preditores de impacto, tanto em profundidade como em amplitude, e de suporte à aprendizagem na perspectiva do efeito de treinamento no desempenho do indivíduo, em termos de aplicação efetiva da aprendizagem adquirida no ambiente de trabalho. A importância deste trabalho para o IBAMA é pautada na necessidade em se avaliar o impacto deste evento instrucional sob a ótica dos efeitos em longo prazo no nível “comportamento no cargo”, com a finalidade de prover insumos para análise de efetividade deste curso e para ações gerenciais futuras, buscando o aumento da eficiência na prestação dos serviços públicos. Esta pesquisa, de caráter quali-quantitativo, se propôs a elaborar e aplicar instrumento de avaliação de impacto em profundidade, em amplitude e suporte à aprendizagem aos egressos do Curso de Fiscalização Ambiental. Para tanto, os documentos do curso (plano de curso e material didático) foram analisados com vistas a transformar objetivos pedagógicos em objetivos de desempenho e o instrumento construído e validado foi aplicado em amostra de duzentos e quarenta participantes. Ao apresentar os resultados da pesquisa verificou-se que houve impacto das ações de capacitação do “Curso de Fiscalização Ambiental” implementado pelo Ibama no desempenho dos seus servidores e demonstrou-se quais variáveis explicam esse impacto, verificando-se que os impactos causados pelo evento instrucional contribuem para o aprimoramento da fiscalização ambiental e, por conseguinte, para o aprimoramento das atribuições institucionais do Ibama. Espera-se que este estudo forneça subsídios para a qualificação das ações de educação corporativa do Instituto, visando contribuir para a efetividade dos servidos públicos prestados à sociedade. |
Palavras-chave: | avaliação de treinamento; impacto em profundidade; impacto em amplitude; impacto de transferência no trabalho; suporte à aprendizagem |
Observações/Notas: | Monografia apresentada à ENAP, sob orientação do Professor Dr. Francisco Antonio Coelho Junior, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2266 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Albertini - TCC - EGP8.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.