Título: Alianza intersectorial en la política social: el control de la asistencia escolar en el Programa Bolsa Familia
Autor(es): Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=126:alianza-intersectorial-en-la-politica-social-el-control-de-la-asistencia-escolar-en-el-programa-bolsa-familia&catid=41:estado-y-sociedad
Idioma: Idioma::Espanhol:español:es
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 45 p.
Data: 2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estado e Sociedade
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: El estudio de caso examina la colaboración entre el Ministerio de Educación y el Ministerio de Desarrollo Social y Combate al Hambre en Brasil para el seguimiento del compromiso asumido por las familias beneficiarias del Programa Bolsa Familia, de mantener a sus hijos en la escuela con la asistencia mínima exigida por el Programa. Se analiza la intersectorialidad, como estrategia de la política social, y los retos involucrados en la coordinación entre los organismos públicos para garantizar la integralidad en este programa de la política de combate a la pobreza y protección social. El foco principal del estudio es la articulación entre los actores institucionales del Gobierno Federal. También son abordados elementos importantes de la interacción con otros niveles de gobierno para que la gestión de la condicionalidad de educación cumpla sus objetivos.
Palavras-chave: asistencia social;  educación;  política social;  políticas públicas;  programa social;  gestión;  ingreso;  estudio de caso
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Contém Nota Pedagógica para Professores A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br)
Este Estudo de Caso foi traduzido do Estudo de caso original "Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle de frequência escolar no Programa Bolsa Família".
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2188
Aparece nas coleções:Casoteca: Políticas Públicas
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