Título: Solucionando problemas na administração pública: três estudos de caso sobre a implementação de inovações na gestão pública federal
Autor(es): Marques, Murilo
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=151:solucionando-problemas-na-administracao-publica-tres-estudos-de-caso-sobre-a-implementacao-de-inovacoes-na-gestao-publica-federal&catid=15:inovacao&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 48 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Atendimento ao Cidadão. Ouvidoria
Inovação
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O presente estudo de casos tem por foco descrever aspectos relevantes de práticas de inovação no setor público representadas por três iniciativas premiadas na 17ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, realizada em 2012. As narrativas foram construídas por meio do cruzamento de informações extraídas dos relatos dos gestores responsáveis pelas iniciativas, com um levantamento de atualização do contexto dessas experiências, com base na literatura e em dados estatísticos pertinentes. São, pois, apresentadas as situações-problema, as soluções encontradas e seus contextos de implementação. A abordagem inclui os desafios e dilemas enfrentados, os resultados alcançados e as perspectivas para a continuidade da inovação, em cada caso. Como proposta de aplicação à aprendizagem, propõe-se uma comparação entre os casos, que dialoga com as teorias de inovação no setor público e da implementação de políticas públicas.
Palavras-chave: administração pública;  inovação;  implementação;  atendimento ao cidadão;  políticas públicas;  estudo de caso
Público alvo: Servidores públicos; sociedade brasileira
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2184
Aparece nas coleções:Casoteca: Inovação
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.