Título: Papel e ação do estado no comércio exterior
Autor(es): Sosa, Roosevelt Baldomir
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/838/652
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 3, p. 109 - 116
Número padronizado: v. 45, n. 3 (1994)
Data: Set-1994
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Economia
Resumo: O texto propõe uma reestruturação da alfândega brasileira como instituição independente da Secretaria da Receita Federal, visando equipar o Estado com o canal institucional apropriado a uma adequada política de comércio exterior. A premissa básica é a edição de uma lei que estabeleça o modo de ação de uma aduana moderna, com a desobstrução dos canais logísticos, e que propicie um novo enfoque nas relações do Estado com os agentes econômicos.
Propone la reestructuración de la aduana brasilena como institución independiente de la Secretaria de la Receta Federal, con vistas a equiparar el Estado como el canal institucional apropriado a una adecuada política de comercio exterior. La premisa básica es la edición de una ley que establezca el modo de acción de una aduana moderna, como la desobstrucción de los canales logísticos, y que propicie un nuevo enfoque en las relaciones del Estado con los agentes econômicos.
This paper proposes restructuring the Brazilian customs as an institutionindependent from the order to equip the State as an appropriate institutional channel for an adequate foreign trade policy. The basic premise is writing a law that establishes the way the modem customs ofllce would act, unobstrueting the logistic channels, and which would provide a new focus on relations betwcen the State and commercial agents.
Palavras-chave: Receita feredal;  comercio exterior;  economia;  estado;  agentes econômicos;  intervenção estatal
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Ensaios, da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2163
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994 RSP ano.45 v.118 n.3 set-dez p.109-116.pdf281.47 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.