Título: Canadá: organizações de aprendizagem no setor público
Autor(es): Centro Canadense para o Desenvolvimento da Gestão (CCMD)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/311/317
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 52, n. 3 (2001) Revista do Serviço Público - RSP, ano 52, n. 3, p. 100-121
Data: Jul-2001
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão do Conhecimento
Resumo: O artigo apresenta uma discussão das diversas dimensões que compõem uma “organização de aprendizagem”, a partir da recomposição dos principais aspectos estabelecidos por teóricos das organizações sobre os temas da gestão do conhecimento e de como as organizações se adaptam e/ou inovam em situações de mudança e desafio. Apresenta também a abordagem canadense de organizações de aprendizagem, descrevendo as principais iniciativas adotadas na implementação prática desta concepção. Mostra as principais lições aprendidas no processo de implementação da concepção canadense de organizações de aprendizagem no setor público,apresentando tal implementação como uma ação imperiosa, estabelecida não por desejos individuais, mas pelas profundas mudanças que estão ocorrendo nos ambientes operacionais das organizações públicas.
El artículo presenta una discusión de las diversas dimensiones que componen una “organización de aprendizaje”, a partir de la recomposición de los principales aspectos establecidos por teóricos de las organizaciones sobre los temas de la gestión del conocimiento y de como las organizaciones se adaptan e/o inovan en situaciones de cambio y desafío. Presenta también el abordaje canadense de organizaciones de aprendizaje, describiendo las principales iniciativas adoptadas en la implementación práctica de esta concepción. Exhibe las principales lecciones aprendidas en el proceso de implementación de la concepción canadense de organizaciones de aprendizaje en el sector público, presentando esta implementación como una acción imperiosa, establecida non por deseos individuales, pero por los profundos cambios que están ocurriendo en los ambientes operacionales de las organizaciones públicas.
The article presents a discussion about the diverse dimensions that compose the “learning organization”. It starts from resetting the main aspects established by organization theoriticians on the subjects of knowledge management and the way organizations adapt and/or innovate in situations of change and challenge. It also presents the Canadian approach to learning organization, describing the main initiatives adopted on the practical implementation of this concept. It points out the main lessons learned in the implementation process of the Canadian concept of learning organization in the public sector. It also presents the implementation as an imperious action established by deep changes which are taking place within operational environments of public organizations, rather than by individual desires.
Palavras-chave: organização de aprendizagem;  gestão do conhecimento;  aprendizagem organizacional;  serviço público;  inovação
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Todos os direitos reservados. Esta publicação foi reproduzida e traduzida com permissão do Ministério de Trabalhos Públicos e Serviços do Governo (2001), Ottawa, Ontario K1A 0S5 Canadá.
Relatório apresentado na Conferência do IIAS-IASIA em Atenas, Grécia, julho de 2001.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2066
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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