Título: Desafios da avaliação em políticas de inovação no Brasil
Autor(es): Rauen, André Tortato
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/131/131
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 4, p. 427-445
Data: Out-2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Este ensaio tem por objetivo discutir os desafios da avaliação em políticas públicas de inovação no Brasil. Para tanto, o mesmo se apoia nas contribuições teóricas acerca do processo inovativo e em inúmeros relatórios de avaliação e meta-avaliação. O ensaio defende, então, a existência de três grandes desafios específicos à avaliação de políticas de inovação, quais sejam: (i) dificuldade em encontrar indicadores que reflitam os reais resultados e impactos da intervenção; (ii) dificuldade em estabelecer graus de responsabilidade entre a intervenção e os resultados e impactos observados; e (iii) resistência, por parte da comunidade acadêmica, ao processo de avaliação. Para superar esses desafios, sugere-se: (i) a construção de indicadores focados em impactos finais, mesmo que qualitativos; (ii) a consolidação da pesquisa qualitativa enquanto ferramenta de análise em detrimento da excessiva formulação matemática; e (iii) que a formação dos avaliadores discuta as diferenças entre as lógicas de funcionamento do meio acadêmico e do meio político.
Este trabajo tiene como objetivo discutir los desafíos de la evaluación de políticas de innovación en Brasil. Por lo tanto, se basa en las teorías sobre el proceso inovativo y numerosos informes de evaluación y meta-evaluación. El ensayo afirma que hay tres desafíos principales relacionados con la evaluación de políticas de innovación, a saber: (i) la dificultad de encontrar indicadores que reflejan los resultados reales y los impactos de la intervención, (ii) la dificultad de establecer grados de responsabilidad entre la intervención y los resultados e impactos observados y (iii) la resistencia por parte de la comunidad académica en el proceso de evaluación. Para superar estos desafíos proponemos: (i) la construcción de indicadores centrados en los efectos finales, aunque cualitativos; (ii) la consolidación de la investigación cualitativa como herramienta de análisis en detrimento de la excesiva formulación matemática; y (iii) cambios en la formación de los evaluadores.
This essay aims to discuss the challenges regarding the evaluation of innovation policies in Brazil. Therefore, it relies on the theoretical contributions about the innovative process and also on innumerous evaluation and meta-evaluation reports. In this context, the essay argues that there are three major specific challenges to the evaluation of innovation policies, namely: (i) difficulty in finding indicators that reflects the actual results and impacts of the intervention, (ii) difficulty in establishing degrees of responsibility between the intervention and the results and impacts observed and; (iii) opposition by the academic community to the process of evaluation. To overcome these challenges the article suggests: (i) the elaboration of new indicators focused on final impacts; (ii) the consolidation of qualitative research as a tool of analysis and; (iii) changes in the formation of evaluators.
Palavras-chave: políticas de CT&I;  avaliação;  meta-avaliação;  inovação;  evaluación;  meta-evaluación;  innovación;  ST&I policies;  evaluation;  meta-evaluation;  innovation
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1932
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
131-434-1-PB.pdf604.15 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.