Título: As comunidades virtuais como instrumento de educação corporativa: estudo de caso no Tribunal de Contas da União
Autor(es): Mathias, Emmily Flügel
Santos, Gilberto Lacerda
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/627/509
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 3, p. 321-334
Data: Jul-2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Educação a Distância
Gestão da Informação
Tecnologia da Informação. Informática
Resumo: O uso de comunidades virtuais como instrumentos de educação corporativa ainda não se constitui em uma prática comum nas organizações. Apesar do grande número de comunidades disponíveis e das possibilidades de comunicação, interação, troca de conhecimentos e informações que as comunidades virtuais possibilitam, são poucas as situações em que se verifica a sua utilização em situações de educação em meios organizacionais. O presente artigo, decorrente da Tese de Doutorado de Mathias (2010), trata da importância das comunidades virtuais na educação corporativa diante de uma realidade determinada pela sociedade informacional. Assim, parte dos resultados de pesquisa sobre as relações entre educação corporativa, gestão do conhecimento e novas tecnologias da informação, comunicação e expressão, realizada no Tribunal de Contas da União em 2010. A percepção dos participantes da pesquisa e as teorias que discutem questões relacionadas à interatividade e aos processos comunicacionais demonstram que o uso das comunidades virtuais pode representar um importante avanço para a educação corporativa nas organizações.
El uso de comunidades virtuales como instrumento de educación corporativa todavía no constituye una práctica común en las organizaciones. A pesar del gran número de comunidades virtuales y de posibilidades de comunicación, interacción y de intercambio de conocimientos e información por meio de ellas, son pocas las situaciones en que hay su uso en situaciones de educación en medios corporativos. Este artículo, basado en la tesis de doctorado de Mathias (2010), trata sobre la importancia de las comunidades virtuales en educación corporativa en el contexto de la sociedad de la información . Por lo tanto, parte de los resultados de la investigación sobre la relación entre educación corporativa, gestión del conocimiento y tecnologías digitales de la información, comunicación y expresión realizada en el Tribunal de Cuentas de Brasil en 2010. La percepción de los participantes de la investigación y las teorías que tratan sobre temas relacionados con los procesos de interactividad y comunicación demuestran que el uso de comunidades virtuales puede representar un avance importante para la educación corporativa en las organizaciones.
The use of virtual communities as tools for corporative education is not yet a common practice in organizations, despite the large number of available communities and the possibilities of communication, interaction and exchange of knowledge through them. This article, based on Mathias (2010) doctoral thesis, discusses the importance of virtual communities in corporative education in the context of the Informational Society. The text presents some results from a study about links between Corporative Education, Knowledge Management and New Technologies of Information, Communication and Expression, held at the Brazilian Audit Court, in 2010. The perception of participants and theories that discuss issues related to interactivity and communication processes demonstrates that the use of virtual communities may represent an important advance for corporative education in all organizations.
Palavras-chave: tecnologia da informação;  educação a distância;  educação corporativa;  sociedade da informação;  gestão do conhecimento;  educación corporativa;  educación a distancia;  tecnologías digitales de la información;  gestión del conocimiento;  sociedad de la información;  corporative education;  distance learning;  technologies of information;  knowledge management;  informational society
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1916
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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