Título: Módulo 2: a ética da vida pública: cidadania e serviço público no Brasil
Autor(es): Romão, Cícero (Conteudista, 2005)
Portugal, Agnaldo Cuoco (Conteudista, 2009)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=lista_cursos_ead&Itemid=171
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Módulo Completo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 20 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Ética
Ética Pública
Resumo: Este documento trata de objetivos do módulo, porque que falar em ética da vida pública?, democracia e cidadania, cidadania no Brasil, serviço público e desafios do estado contemporâneo no Brasil, responsabilidade pública (accountability).
Palavras-chave: ética;  serviço público;  democracia;  cidadania;  accountability
Objetivo: Ao final desse módulo, você deverá ser capaz de justificar a importância da ética no exercício da função pública, particularmente no que se refere aos valores que devem nortear a conduta dos servidores públicos e garantir, consequentemente, o respeito à coisa pública e o foco no cidadão
distinguir a esfera pública da esfera privada com atenção voltada para os valores e princípios que regem as condutas nesses dois universos
definir “democracia”, considerando os conceitos de representação e igualdade, bem como a noção de cidadania
contextualizar a cidadania no Brasil, observando os aspectos históricos do país e os desafios para o futuro em vista da responsabilidade pública
Público alvo: Agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos em geral
Contexto de aprendizagem: Este é o segundo dos três módulos do curso Ética e serviço público
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1885
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