Ensino religioso e neutralidade religiosa: conciliação sem favoritismo
Título: | Ensino religioso e neutralidade religiosa: conciliação sem favoritismo |
Autor(es): | Caproni, Paulo Ricardo Rocha |
Editor: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=129:ensino-religioso-e-neutralidade-religiosa-conciliacao-sem-favoritismo&catid=3:atendimento-ao-cidadao |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Estudo de Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 6 p. |
Data: | 2014 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação Gestão de Pessoas |
Resumo: | Este estudo de caso trata de conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos). A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um professor de Educação Cristã e envereda pela repercussão do fato no âmbito escolar, contemplando a reação dos pais, alunos e da diretora da escola diante dos problemas que vão surgindo. O estudo de caso pode ser aplicado nos seguintes cursos: diversidade religiosa; diversidade cultural; gestão de crise e de riscos; gestão de pessoas; políticas públicas; comunicação social; comunicação organizacional; psicologia; pedagogia; letras; recursos humanos; relações públicas; administração, entre outros. |
Palavras-chave: | ensino público; gestão de conflitos; tomada de decisão; estado e sociedade; religião; estudo de caso |
Observações/Notas: | A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1741 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Ética e Diversidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulo_caproni.pdf | 168.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ensino Religioso e neutralidade_Nota pedagogica.pdf | 106.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.