Título: Em busca de uma creche: arranjos e desarranjos nas políticas de educação infantil
Autor(es): Quintanilha, Ana Carolina
Dozzi, Carla Carusi
Arsky, Daniela Spinelli
Gimenes, Gerson Cruz
Marques, Murilo
Editor: Escola nacional de administração pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=133:em-busca-de-uma-creche-arranjos-e-desarranjos-nas-politicas-de-educacao-infantil&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 11 p.
Data: Nov-2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Este caso relata a vida de Josélia das Dores Silva, sua busca incansável por uma creche pública e os desafios que a implementação desse equipamento traz para seu pequeno município. Beneficiária do Programa Bolsa Família (PBF) e mãe de 6 filhos, Josélia, por não conseguir vagas nas creches da cidade, deparou-se com um dilema: deixar os filhos maiores cuidando dos menores e perder o benefício do programa; ou recusar oferta de trabalho para ficar em casa cuidando dos filhos, vivendo assim exclusivamente do Bolsa Família, algo que reduziria sua renda mensal. O caso coloca em debate os dilemas que acompanham as decisões e omissões no campo das políticas de educação infantil, bem como as exigências necessárias na organização de um programa de transferência de renda e as dificuldades que enfrenta o poder público local para garantir condições para que essas exigências sejam cumpridas.
Palavras-chave: estudo de caso;  acesso à educação;  administração da educação;  administração municipal;  direitos e garantias individuais;  educação;  ensino público;  escola pública;  políticas públicas
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1740
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