Título: Aprender a governar: a aprendizagem de funcionários públicos para as carreiras de estado
Autor(es): Nicolini, Alexandre Mendes
Contribuidor: Fischer, Tânia Maria Diederichs (Orientadora)
Editor: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Tese/Dissertação
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 205 p.
Data: 2007
Detentor dos direitos autorais: Alexandre Mendes Nicolini
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Capacitação Profissional
Resumo: Esta tese investiga como dois grupos de funcionários públicos seleciona dos para as carreiras de Estado no Brasil aprendem a desempenhar as suas funções. Deste m odo, busca compreender os processos de aprendizagem, formais e informais, da e ntrada desses servidores públicos como alunos nos espaços destinados à sua formação, até sua inser ção nos espaços de trabalho, como aprendizes. A pesquisa justifica-se porque, sendo as am ostras estudadas consideradas boas referências no serviço público, faz-se necessári o compreender como se dá a aprendizagem para o exercício dessas carreiras de Estado. Quatro dimensões são consideradas para investigar a aprendizagem dos funcionários públicos: primeira, o surgimento e evolução da formação em administração públi ca no País. Segunda, as escolas de governo, lugares propícios à aprendizagem, influente s para a administração pública do País, inclinados à discussão de novas soluções e críticos na identificação, análise e apropriação das experiências verificadas em outras realidades. Te rceira, os cursos de formação inicial, espaços para o primeiro contato com a função escol hida e os seus desafios, saberes necessários e ferramentas disponíveis. Quarta, a inse rção no ambiente de trabalho, decisiva para o processo de aprendizagem social dos funcionários novatos por intermédio das comunidades de prática.
This work investigates the learning process of civil servants selected to state careers in Brazil. We aim to understand their formal and informal learning processes, from their admission and initial training phase to their insertion into the workplace as prac titioners. The research is justified because improvements in public management are needed for publ ic funding to be better used and for superior service standards to be provided with justi ce and equity. In order to investigate we consider several dimensions. First, we focus on the Schools of Government, spaces that are good for learning and crucial for public a dministration, but also open to exploring new managerial solutions experienced in other contexts. S econd, we set our sights to initial training courses. These spaces host the first contact made between students and their chosen careers and necessary skill sets. Third, we al so analyze insertion into the workplace, a moment that is decisive for the social learning proc esses of new employees. In this particular aspect, communities of practice play a leading role.
Palavras-chave: aprendizagem;  aprendizagem organizacional;  comunidades de prática;  escolas de governo;  gestores públicos;  auditores fiscais;  learning;  organizational learning;  communities of practice;  schools of government;  public managers;  tax auditors
Observações/Notas: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Administração.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1711
Aparece nas coleções:Carreira EPPGG: Teses e Dissertações
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