Título: O Estado, a administração e os serviços públicos no mundo democrático
Autor(es): Cavalcanti, Themístocles B.
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/52/48
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 3, p. 305-310
Data: Jul-2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Estado e Sociedade
Resumo: No pleito de 2010, por meio do exercício do direito ao voto, os brasileiros escolhem importantes cargos eletivos, inclusive o de presidente da República. Com isso, o Brasil que, como outros países da América Latina, vivenciou anos de ditadura e ingressou tardiamente na marcha para a democracia, segue consolidando a sua posição. Nesse contexto, a RSP Revisitada retoma discurso do ano de 1943, proferido em conferência na Academia Brasileira de Letras, por Themístocles Brandão Cavalcanti, ocupante de inúmeros cargos públicos. Em sua fala, trata de temas como: paz, democracia, direito e igualdade política, pontuando o papel do Estado, da administração e dos serviços públicos no enfrentamento desses e outros desafios. Para Themístocles, o Estado – com o seu aparato – deve ser capaz de assumir, em toda a sua plenitude, os encargos decorrentes de sua conceituação democrática, resguardando direitos individuais, liberdades públicas e interesses justos e legítimos. Deve também prestar serviços públicos de qualidade e atender às demandas essenciais da coletividade; assegurando, assim, a identificação dos fins do Estado com os fins do Homem, e não dos fins do homem com os fins do Estado.
Palavras-chave: serviço público;  paz;  democracia;  igualdade política
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
RSP Revisitada: texto originalmente publicado na RSP de set./nov. de 1943 (vol.4, n.2).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1659
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.