Título: Referenciais orientadores da proposta educacional da ENAP
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/files/Referencias_Educacionais_ENAP.pdf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Ato Normativo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 29 p.
Data: 2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Escola de Governo
Resumo: O texto que apresenta os referenciais orientadores da proposta educacional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) é fruto de um trabalho coletivo que foi desenvolvido pelos dirigentes, coordenadores pedagógicos e colaboradores da Escola. Ao buscar sintetizar a riqueza desse processo coletivo, reafirmamos que a educação não se restringe às atividades desenvolvidas em sala de aula ou à leitura d livros. O desafio a enfrentar compreende aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser. No desenvolvimento das capacidades dos servidores para prover um Estado democrático, participativo, gerido com zelo, mas também com a audácia de incorporar novos temas e, por isso, buscando antecipar necessidades da população, o contexto do aprendizado está sempre em mudança. Aprender a trabalhar e a tomar decisões em ambiente incerto cada vez mais é a regra e não a exceção. A divulgação desses referenciais tem ainda a intenção de compartilhar reflexões com os profissionais da Rede Nacional de Escolas de Governo que têm desafios similares, de modo a construir um trabalho conjunto alicerçado no conhecimento mútuo, na troca de experiências e no debate franco de ideias.
Palavras-chave: educação;  capacitação profissional;  Escola nacional de administração pública (Enap);  gestão pública;  aprendizagem;  ensino - aprendizagem;  estado e democracia;  políticas públicas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1657
Aparece nas coleções:Documentos e Publicações Históricas da Enap
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