Título: Cursos abiertos en línea:¿ un escenario para la gestión personal del conocimiento?
Autor(es): Fonseca, Diego Ernesto Leal
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/73/72
Idioma: Idioma::Espanhol:español:es
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 3, p. 281-296
Data: Jul-2011
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação a Distância
Tecnologia da Informação. Informática
Resumo: A partir de uma discussão dos antecedentes e características dos cursos on-line, este artigo descreve uma solução tecnológica de apoio à realização deste tipo de curso, baseada no uso de ferramentas públicas e de uso gratuito(isto é, que não requerem instalação em um servidor próprio). Esta é uma prova de conceito que busca evidenciar as possibilidades e obstáculos associados à oferta deste tipo de prática educativa em um contexto latino-americano.
A partir de una discusión de los antecedentes y características de los cursos abiertos en línea, este artículo describe una solución tecnológica de apoyo a la realización de este tipo de cursos, basada en el uso de herramientas públicas y de uso gratuito (esto es, que no requieren instalación en un servidor propio). Esta es una prueba de concepto que busca evidenciar las posibilidades y obstáculos asociados a la oferta de este tipo de práctica educativa en un contexto latinoamericano.
Based on a discussion of the background and features of open online courses, this paper describes a technological solution to support their offering, built on online tools that don’t require self-managed hosting. This is a proof of concept that intends to highlight the possibilities and obstacles related to this kind of educational practice in a Latin American context.
Palavras-chave: educação aberta;  cursos abertos on-line;  gestão pessoal do conhecimento;  educación abierta;  cursos abiertos en línea;  gestión personal del conocimiento;  open online courses;  open teaching;  personal knowledge management
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1629
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.