Title: Defesa da Concorrência Menção Honrosa: A relação entre a prestação delegada de serviços públicos, a livre concorrência e a tributação
Authors: Anacleto, Simone
Publisher: Esaf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 30 páginas
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Simone Anacleto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Gestão Pública
Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Abstract: O Supremo Tribunal Federal decidiu, em caráter definitivo, pela extensão da imunidade tributária recíproca às empresas públicas e às sociedades de economia mista prestadoras de serviços públicos primeiro considerando os casos que envolviam a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que presta o serviço postal em regime de monopólio. Posteriormente, estendeu esse entendimento a outros entes paraestatais prestadores de serviços públicos, ante considerações vinculadas à relevância da prestação dos serviços públicos para a sociedade. Levando em conta que hoje os serviços públicos, quando delegados, devem, em princípio, ser prestados em regime de concorrência, o objetivo deste trabalho é investigar até que ponto as regras de defesa da concorrência podem ser aplicadas em relação a eles e se a imunidade tributária reconhecida, implicando o estabelecimento de um marco regulatório diferenciado para alguns dos competidores, interfere nesse regime de concorrência. A análise empreendida, com a metodologia ínsita às pesquisas documental e bibliográfica, envolvendo um exame interdisciplinar entre vários ramos do direito, aponta no sentido de que, havendo concorrência, não tem cabimento a concessão de privilégio tributário a uns competidores em detrimento de outros, por mais relevantes que sejam os serviços por eles prestados.
Keywords: Serviços públicos;  livre concorrência;  tributação
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/10010
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Files in This Item:
File SizeFormat 
Tema 1 - MH - Simone Anacleto.pdf533.99 kBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.