Título: Implementação do exame nacional de cursos: provão
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=89&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 7 p.
Data: 1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Exame Nacional de cursos é um instrumento de avaliação do ensino superior que verifica a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas dos concluintes dos cursos de graduação para o exercício profissional. A participação no exame é obrigatória, sendo condição necessária para a obtenção do registro do diploma de conclusão do curso. As provas são elaboradas com base nas atuais diretrizes e conteúdos curriculares. Seus conteúdos são definidos por uma comissão específica para cada curso. considerando a diversidade dos projetos pedagógicos das instituições. Foram avaliados dez cursos até 1998: Administração; Comunicação Social; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Letras; Matemática; Medicina Veterinária e Odontologia. Em 1999, serão avaliados, além desses, mais três cursos: Economia; Engenharia Mecânica e Medicina. O Exame é uma experiência inovadora na área de avaliação educacional, contribuindo para um processo de avaliação permanente das propostas, dos projetos e das práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino superior. Sua operacionalização é descentralizada, envolvendo órgãos da administração federal direta e indireta, instituições de ensino superior e entidades sem fins lucrativos, responsáveis pela elaboração e aplicação da provas. Seus resultados são amplamente disseminados, servindo de subsídio para as ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no País
Palavras-chave: IES;  MEC;  Universidade;  Provão;  INEP;  Avaliação;  Prática pedagógica;  Educação superior;  Exame nacional de cursos;  Políticas públicas
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: avaliação do ensino superior que verifica a aquisição de conhecimentos e habilidades básicas dos concluintes dos cursos de graduação para o exercício profissional
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Tancredo Maia Filho
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Áreas temáticas: avaliação de desempenho institucional e controle de resultados; planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/941
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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