Título: Renovação do sistema de avaliação da educação básica: SAEB
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=91&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: 1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: As políticas educacionais nos anos 90 primam pela extrema importância da dada à avaliação. Com o SAEB, importante passo está sendo dado nessa direção, com a instituição de um abrangente sistema montado para isso. O mais importante no processo aqui apresentado é a mudança de paradigmas em relação ao papel e à metodologia da avaliação e a redefinição dos papéis do Estado, com seu papel de formulador, regulador das políticas. Outra mudança importante é a mudança não apenas no "como fazer" (modelo de gestão mais aberta), e também no "fazer para quê"" (para garantir eficiência, efetividade e eficácia nas ações de governo)
Palavras-chave: Educação;  MEC;  INEP;  SAEB;  Monitoramento;  Desempenho;  Avaliação da educação básica;  Políticas públicas;  Sistema de avaliação
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: monitorar a efetividade, a eficiência e a eqüidade da educação básica brasileira, oferendo subsídios para a formulação de políticas educacionais pela sistemática aferição da qualidade do ensino e dos fatores associados a sua melhoria; gerenciamento de desempenho, monitorando ao longo do tempo as variações na performance dos alunos e das escolas, seja as das redes estaduais e municipais, seja as da rede particular; disponibilizar informações aos gestores dos diversos sistemas, visando a contribuir para a adequada formulação e/ou revisão de políticas educacionais, com informação clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos; identificar e descrever o contexto da escolarização nas regiões brasileiras em diferentes tipos de escolas e sob condições de aprendizagem diversificadas; desenvolver indicadores de qualidade, eqüidade e eficiência do sistema de ensino básico brasileiro
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Maria Inês Gomes de Sá Pestana, Diretora
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Áreas temáticas: avaliação de desempenho institucional e controle de resultados; planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/940
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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