Renovação do sistema de avaliação da educação básica: SAEB
Título: | Renovação do sistema de avaliação da educação básica: SAEB |
Autor(es): | Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=91&Itemid=32 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 8 p. |
Data: | 1999 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | As políticas educacionais nos anos 90 primam pela extrema importância da dada à avaliação. Com o SAEB, importante passo está sendo dado nessa direção, com a instituição de um abrangente sistema montado para isso. O mais importante no processo aqui apresentado é a mudança de paradigmas em relação ao papel e à metodologia da avaliação e a redefinição dos papéis do Estado, com seu papel de formulador, regulador das políticas. Outra mudança importante é a mudança não apenas no "como fazer" (modelo de gestão mais aberta), e também no "fazer para quê"" (para garantir eficiência, efetividade e eficácia nas ações de governo) |
Palavras-chave: | Educação; MEC; INEP; SAEB; Monitoramento; Desempenho; Avaliação da educação básica; Políticas públicas; Sistema de avaliação |
Objetivo: | São os objetivos da iniciativa: monitorar a efetividade, a eficiência e a eqüidade da educação básica brasileira, oferendo subsídios para a formulação de políticas educacionais pela sistemática aferição da qualidade do ensino e dos fatores associados a sua melhoria; gerenciamento de desempenho, monitorando ao longo do tempo as variações na performance dos alunos e das escolas, seja as das redes estaduais e municipais, seja as da rede particular; disponibilizar informações aos gestores dos diversos sistemas, visando a contribuir para a adequada formulação e/ou revisão de políticas educacionais, com informação clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos; identificar e descrever o contexto da escolarização nas regiões brasileiras em diferentes tipos de escolas e sob condições de aprendizagem diversificadas; desenvolver indicadores de qualidade, eqüidade e eficiência do sistema de ensino básico brasileiro |
Público alvo: | Servidores públicos |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Maria Inês Gomes de Sá Pestana, Diretora Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998 Áreas temáticas: avaliação de desempenho institucional e controle de resultados; planejamento, gestão e desempenho institucional |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/940 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
069_98 Renovação do Sistema de Avaliação da Educação Básica.pdf | 114.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.