Título: Modernização tecnológica
Autor(es): Brasil. Ministério da Fazenda (MF). Banco do Nordesde do Brasil S/A
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=196&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 9 p.
Data: 1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Banco do Nordeste chegara à metade da presente década eivado dos vícios da grande maioria das empresas então contemporâneas: uma estrutura clássica de gestão, organizada de modo fortemente centralizado, uma ênfase negocial em administração e redução de custos e um modelo tecnológico voltado para controle, administração e contabilização. Esse último aspecto refletia uma série de desvios. Nesse contexto, o Projeto Modernização Tecnológica foi concebido para implementação de ações e soluções de tecnologia da informação para dar suporte aos negócios e gestão da informação do Banco, provendo-o de moderna infra-estrutura, de nova plataforma de softwares básicos e aplicativos em ambiente cliente-servidor. A partir de então, incorporou-se à cultura da empresa uma forte e sempre constante tendência à inovação, consolidado um novo perfil que destaca o Banco do Nordeste, inexoravelmente, entre as empresas líderes no uso da tecnologia da informação, tanto no setor público quanto no setor privado. O esforço empreendido implicou direta ou indiretamente melhorias de todos os processos de trabalho da empresa, resultando em benefícios concretos no atendimento aos clientes
Palavras-chave: Modernização;  Banco do Nordeste;  Tecnologia da informação;  Melhoria dos processos de trabalho;  Gestão da informação;  Crédito produtivo
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: adotar tecnologia da Informação orientada pelas políticas corporativas, voltada para o atendimento das necessidades do cliente (agente produtivo) e utilizada como ferramenta para alavancagem dos negócios e para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais da empresa; implantar processo de suprimento de soluções de tecnologia descentralizado e apoiado na utilização de alianças estratégicas, com ênfase na terceirização; desenvolver soluções de tecnologia planejadas e orçadas, com custos acompanhados e apropriados às unidades administrativas da empresa; uso adequado dos recursos tecnológicos assegurado pela capacitação dos usuários e observância de padrões corporativos; provimento, aos clientes, de informações confiáveis e tempestivas; maximização do desempenho interno e da qualidade do atendimento aos clientes; criação de ambiente propício à unicidade e sinergia entre as diversas unidades administrativas e adequado à comunicação entre a empresa e seus aliados e clientes; garantia de que a rede corporativa esteja sempre em conexão com o ambiente externo; maior interação entre os usuários e as equipes de desenvolvimento de sistemas aplicativos; obtenção de softwares aplicativos de qualidade; racionalização do armazenamento de dados e garantia da unificação das informações; otimização da alocação de recursos da área de tecnologia da informação; manutenção de controle da efetividade das ações adotadas pela área de tecnologia da informação; definição, disseminação e indução ao cumprimento de práticas de segurança, visando assegurar a confiabilidade, a disponibilidade e a integridade da informação
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Valdemar Barros Filho
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Área temática: informatização de gestão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/933
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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