Título: Programas de atendimento nas agências da ECT por portadores de deficiência física
Autor(es): Brasil. Ministério das Comunicações (MC). Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Diretoria de Recursos Humanos
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=24&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 2 p.
Data: 1998
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Desde o início da década de 1990, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tinha atingido o ponto máximo da sua capacidade de atendimento, sendo necessário criar alternativas para proporcionar maior conforto e rapidez aos seus usuários. A solução encontrada foi o Programa de atendimento nas agências por portadores de deficiência física. Através deste programa, a ECT estabeleceu convênios com associações de deficientes físicos, viabilizando guichês de agências totalmente operados por pessoas portadoras de deficiência física. A grande inovação foi o Convênio de Franquia Interna, onde os guichês de agências próprias são franqueados à exploração pelas Associações de Deficientes Físicos. Com a iniciativa ampliou-se a capacidade de atendimento da ECT, conquistando-se maior eficácia e eficiência, sem expansão dos efetivos da empresa. Foram viabilizados novos negócios, em virtude da nova capacidade de atendimento
Palavras-chave: acessibilidade;  atendimento;  deficiente físico;  convênio
Objetivo: A finalidade da iniciativa é melhorar o atendimento ao público
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Júlio Vicente Lopes. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: parcerias e gestão participativa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/905
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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