Título: Política de avaliação e premiação da Embrapa
Autor(es): Brasil. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária (Maara). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=92&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 2 p.
Data: 1998
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Desde a sua criação, a Embrapa tem adotado diferentes metodologias de avaliação de desempenho, desvinculando os níveis individual e institucional. Esta última, em especial, deixava a desejar por ser esporádica, baseada em missões externas caracterizadas por processos subjetivos e multiperiódicos. Ademais, pouco se fazia no sentido da premiação: além da tradicional promoção anual dos empregados mais produtivos, a premiação se limitava à entrega de medalhas e menções honrosas. Assim, desenvolveu um sistema que associa avaliação e premiação das unidades e empregados que mais contribuem para a realização dos objetivos e da missão da empresa. A nova metodologia inova ao integrar os níveis institucional e individual da avaliação e ao estabelecer uma clara distinção entre a premiação via promoções (acréscimos permanentes aos salários dos empregados) e a premiação por resultados, onde os prêmios são dados, anualmente, em função do cumprimento de metas previamente negociadas. A iniciativa alcançou a expansão substancial das metas propostas para 1996, do realizado pelas mesmas UD’s no período 1992/1995, o crescimento da produção, expresso mediante publicação de artigos técnico-científicos por pesquisadores da Embrapa e o aumento da consciência da necessidade de incrementar a eficácia, eficiência e qualidade dos produtos gerados
Palavras-chave: Inovação;  Avaliação de desempenho;  Motivação;  EMBRAPA;  Premiação;  Promoção
Objetivo: A finalidade da iniciativa é estabelecer uma nova metodologia de avaliação de desempenho
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Elísio Contini. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: avaliação de desempenho e controle de resultados; planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/900
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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