Título: Consultas médicas: oferta, demanda, mudança cultural e o fim das filas
Autor(es): Brasil. Ministério da Aeronáutica (MAER). Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=58&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: 1998
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Este projeto refere-se à implementação de uma sistemática de marcação de consultas desenvolvida pela Seção de Arquivo Médico e Estatística do Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos. Após um levantamento teórico e a análise dos dados estatísticos sobre o problema da fila, foi deduzida uma fómula matemática que regula a oferta de consultas. O agendamento de consultas por telefone e um software, foram os instrumentos utilizados para a nova sistemática, que veio acompanhada de uma ampla campanha junto aos usuários para estimular o novo procedimento. A postura de dar transparência ao processo fez com que o usuário adquirisse confiança para marcar sua consulta pelo telefone, sem o risco de se sentir preterido por não estar presente no hospital. O projeto eliminou as filas sem o aumento do número de médicos ou do número de consultas por médico
Palavras-chave: Filas;  Consultas médicas;  Oferta;  Demanda;  Mudança cultural
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo implementar uma sistemática para marcação de consultas que elimine as filas
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 2º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Dulce Selma Bacheschi de Cavalho Mori. Ações premiadas no 2º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1997. Áreas temáticas: atendimento ao usuário; atendimento ao cidadão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/897
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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