Título: A informática de “pés no chão”: um suporte à reforma agrária
Autor(es): Brasil. Ministério Extraordinário de Política Fundiária. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Superintendência Regional do Acre
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=135&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 2 p.
Data: 1998
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Fazia algum tempo que o Incra via, na informatização, um instrumento eficiente e eficaz para a obtenção do seu propósito final. Além disso, a Divisão de Recursos Humanos da Superintendência Regional do Incra no Acre enxergava, na informatização, a oportunidade de melhorar o atendimento ao público interno e externo da instituição. Entretanto, entre os diversos obstáculos à generalização do uso dos recursos de microinformática na instituição, destacavam-se o alto custo e o tempo dispendido para o treinamento dos servidores.Para solucionar o problema, a Superintendência Regional do Incra no Acre montou, em suas próprias instalações, um Centro de Treinamento de Informática. A iniciativa resultou no treinamento de 115 servidores no período de um ano, com uma economia de custos financeiros de mais de 400%, elevado aproveitamento entre servidores que nunca tinham tido contato com computadores, surgimento de pelo menos treze novos treinadores entre os servidores, elaboração de novas técnicas, que são incorporadas ao cotidiano de atividades do Incra, contribuindo para um padrão de trabalho cada vez mais preciso e ampliação do acesso ao treinamento em microinformática aos servidores de outros órgãos públicos na região
Palavras-chave: Inovação;  INCRA;  Educação;  Capacitação;  Informática;  Informatização
Objetivo: A finalidade da iniciativa é atender à demanda de formação informática dos colaboradores do INCRA
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Francisco José Nascimento e Maria do Socorro Silva. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: capacitação profissional e gestão de recursos humanos;gestão e desenvolvimento de pessoas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/886
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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