Título: E o salário, ó!: uma análise dos retornos salariais do mestrado nos primeiros anos pós-titulação
Autor(es): Silva, Flávio Geovanni Vieira e
Idioma: Português
País: Brasil
Tipo: Dissertação
Data: 2024
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: Este trabalho é composto por um artigo cujo objetivo é estimar o retorno de curto prazo do mestrado, considerando a área de formação, o nível de excelência do curso, a região (capital/interior) e a compatibilidade entre formação e área de atuação. Foram utilizados dados em painel confeccionados a partir do cruzamento do Cadastro de Discentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Relação Anual de Infor mações Sociais (RAIS), rastreando a trajetória laboral no mercado formal dos titulados no Brasil. Estimativas de impacto nos salários foram obtidas por meio de modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO), efeitos fixos do tipo Two Way (TWFE) e da metodologia de Callaway e Sant’Anna (2021) (CS). Os resultados indicam retornos por MQO de 21% para o vínculo principal e 26% para todas as ocupações, e em alguns casos, negativos (quando analisadas as áreas de formação), especialmente em áreas como artes, ciências biológicas, exatas da terra e humanas. As estimativas por efeitos fixos mostram um retorno médio de 7% (vínculo principal) e 8% (todas as ocupações). Por (CS) obtêm-se 10% (vínculo principal) e 12% (todas as ocupações). Os resultados sugerem retornos maiores quando considerados os salários de todas as ocupações, indicando que o mestrado possibilita acessar empregos adicionais que pagam marginalmente melhor do que o emprego principal. O retorno é maior para indivíduos que atuavam em uma área diferente do mestrado, mas passam a atuar na mesma área após a titulação.
Palavras-chave: Recursos humanos;  Educação;  Impacto econômico;  Impacto social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8372
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Flávio.pdfDissertação - Silva, Flávio2.27 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.