Título: A renúncia da Winity no leilão 5g da Anatel e a teoria regulatória da captura.
Autor(es): Livera, Oscar
Contribuidor: Aguiar, Tiago
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 41 p
Data: 10-Dez-2024
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar, com base na teoria regulatória da captura, o processo que culminou com a renúncia da Winity à faixa de 700 MHz, inicialmente, adquirida no leilão 5G, conduzido pela Anatel em novembro de 2021. A metodologia utilizada no estudo de caso foi do tipo exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas as ações de grupos de interesse nos eventos relacionados aos processos de participação social prévio ao edital do 5G e de julgamento do acordo Winity/Telefônica na Anatel e no Cade, assim como na renúncia da Winity ao lote arrematado no leilão do 5G. No trabalho, identificaram-se aspectos que corroboram a teoria da captura, que grupos menores, mais organizados e economicamente mais homogêneos tendem a capturar a regulação. Tal fato foi evidenciado pela atuação de várias associações que atuaram em defesa dos interesses dos seus integrantes e pela ausência de participação ativa relevante no processo por parte do cidadão. No presente estudo, não foi identificado que houve a captura, em sentido amplo, do regulador pelos grupos de pressão. Identificando-se, porém, o papel exercido pela burocracia técnica da Anatel nos processos do edital do 5G e do julgamento do acordo Winity/Telefônica.
Palavras-chave: regulação;  telefonia;  internet
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8360
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Oscar.pdf616.07 kBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.