Título: Compras públicas no Brasil: um panorama bibliométrico da produção científica nos programas de mestrado e doutorado (1993- 2022)
Autor(es): Martins, Everton Luiz Pereira
Editor: Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 284 p.
Data: 30-Set-2024
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Esta dissertação analisa a produção científica sobre compras públicas nos programas de mestrado e doutorado no Brasil, de 1993 a 2022, utilizando uma abordagem bibliométrica. A pesquisa teve como objetivo traçar um panorama abrangente dessa produção acadêmica, identificando a evolução temporal, os perfis institucionais e geográficos, os subtemas mais abordados e as abordagens metodológicas empregadas. A análise bibliométrica abrangeu 1.007 dissertações e teses identificadas em bases de dados nacionais, como o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, repositórios eletrônicos de instituições de ensino superior, e o Google Acadêmico. O estudo evidenciou um crescimento significativo na produção científica sobre o tema, especialmente a partir dos anos 2000, com picos que coincidem com mudanças regulatórias e avanços tecnológicos na administração pública brasileira. Observou-se que as regiões Sudeste e Sul lideram a produção acadêmica, concentrando o maior número de trabalhos, enquanto outras regiões apresentam menor representatividade. Além disso, a Universidade de Brasília (UnB), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) destacam-se como as instituições com maior produção na área. Em relação aos subtemas, a sustentabilidade emergiu como o mais proeminente. Outros subtemas como eficiência e arcabouço legal e normativo também receberam atenção significativa. A pesquisa revelou uma predominância de métodos qualitativos nas abordagens metodológicas, seguidos por métodos mistos e quantitativos. O estudo conclui que, apesar do crescimento e diversificação da produção acadêmica, há lacunas que ainda precisam ser exploradas, como a descentralização das compras e o impacto das inovações tecnológicas, como a inteligência artificial e o blockchain, nos processos de compras públicas. O aumento significativo na quantidade de teses e dissertações revela um interesse crescente da comunidade acadêmica e aponta para o potencial de desenvolvimento de um corpo teórico próprio, capaz de responder às demandas emergentes e de promover avanços no conhecimento sobre gestão de compras públicas. Dessa forma, a estruturação desse campo poderia não apenas estimular novas pesquisas e inovações, mas também contribuir para a formação de uma rede de pesquisadores e profissionais dedicada ao estudo e à melhoria das práticas de compras na administração pública.
Palavras-chave: compras públicas;  bibliometria;  produção científica;  pós-graduação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8350
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Everton Martins.pdf2.28 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.