Título: Programa de incentivo às fontes alternativas de energia elétrica (Proinfa): estudo de caso do complexo eólico de Alegria
Autor(es): Nunes Neto, Fernando Lourenço
Contribuidor: Guerriero, Ian Ramalho
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Data: 2024
Detentor dos direitos autorais: Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: A transição energética, impulsionada pela busca por fontes renováveis, é fundamental para mitigar os impactos ambientais gerados pela queima de combustíveis fósseis. No Brasil, país que ocupa uma posição de destaque entre os maiores emissores de gases de efeito estufa, o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem fontes alternativas de energia é crucial. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos primeiros projetos de usinas eólicas no Brasil, com foco no Parque Eólico de Alegria, e a influência do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com análise bibliográfica e documental, além da metodologia de pesquisa-ação. Os resultados indicam que, apesar dos desafios técnicos, econômicos e regulatórios, o PROINFA desempenhou um papel relevante na promoção da energia eólica no Brasil, sendo fundamental para a diversificação da matriz energética e a redução das emissões de carbono.
Palavras-chave: inovação;  energia eólica;  energia renovável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8337
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.