Título: Programa de incentivo à redução voluntária do consumo de energia elétrica: desafios e perspectivas
Autor(es): Manço, Jose Roberto Xavier
Contribuidor: Campos Filho, Antonio Claret
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 76 páginas
Data: 23-Abr-2024
Detentor dos direitos autorais: Jose Roberto Xavier Manço
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: A energia elétrica do Brasil é dependente da geração hídrica e sua capacidade de armazenamento de água. Durante os períodos de estiagem, é necessário aumentar a geração por meio de fontes alternativas, como termelétricas, que, em casos mais extremos, não conseguem substituir, totalmente, as fontes hídricas. Em 2021, a falta de chuvas comprometeu, sensivelmente, a capacidade de as hidrelétricas gerarem energia suficiente para o atendimento do mercado elétrico, o que levou o Governo Federal a instituir o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, para incentivar os consumidores a diminuírem seu consumo de energia frente à reduzida capacidade de geração do país. O Programa, que durou de setembro a dezembro de 2021, definiu métricas pouco intuitivas, não determinou um objetivo de redução de consumo, apesar de serem apresentados possíveis resultados desta intervenção. O estudo tentou demonstrar que outros efeitos podem ter influenciado nos resultados apresentados e apresentou sugestões de aprimoramentos ao Programa com o uso das ciências comportamentais.
Palavras-chave: crise energética 2021;  setor elétrico;  eficiência energética
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública –ENAP, como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7897
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado- Jose Roberto Manço.pdf1.4 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.