Título: Tarifa social de água e esgotamento sanitário no Brasil: mapeamento das legislações regulamentares
Autor(es): Souza, Géssica C.
Melo, Ana Karolina Acris
Belmiro, Célio
Reis, Breno Salomon
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Material Textual
Extensão/Indicação de Série: 33 p.
Data: Set-2023
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Regulação
Resumo: A tarifa social consiste na aplicação de uma tarifa diferenciada à população vulnerável socioeconomicamente com o propósito de inclusão social no acesso a alguns serviços públicos (ABAR, 2020). A regulação do saneamento básico, por exemplo, a partir do marco regulatório do setor, Lei nº 11.445, aprovada em 2007 (BRASIL, 2007), tem como um dos seus objetivos a definição de tarifas que assegurem a modicidade tarifária e a definição de diretrizes que garantam a ampliação do acesso dos cidadãos e localidades de baixa renda aos serviços. No Artigo 22, inciso IV, traça-se como objetivo “definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos como a modicidade tarifária, mediante mecanismos que induzam a eficiência e eficácia dos serviços e que permitam a apropriação social dos ganhos de produtividade” (BRASIL, 2007).
Palavras-chave: tarifa social;  saneamento básico;  regulamentação da tarifa social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7885
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.