Título: Causas que conduzem à judicialização de obras de infraestrutura: o estudo do caso da Infraero
Autor(es): Lima, Izabel Martins Araújo
Contribuidor: Souza, Regina Luna Santos de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 90 páginas
Data: 4-Abr-2024
Detentor dos direitos autorais: Izabel Martins Araújo Lima
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre as causas que conduzem à judicialização de contratos celebrados pela Administração Pública Brasileira para implementação de grandes projetos de Infraestrutura, a partir do estudo de caso da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. O trabalho parte da premissa de que a judicialização de tais contratos tem o potencial de onerar ou mesmo inviabilizar o empreendimento, por isso, a identificação das causas (falhas) que os conduzem à solução judicial se mostra relevante. O trabalho se debruçou sobre 59 ações judiciais que versam sobre grandes obras realizadas pela estatal federal e apurou que a ausência de mecanismos intracontratuais voltados para a resolução satisfatória de problemas havidos entre as partes da relação contratual é o principal motivo pela qual as questões são judicializadas. Porém, a intervenção de órgãos de controle externo também se mostrou variável relevante. A identificação destas “falhas” tem o condão de subsidiar a elaboração de estratégias para o seu tratamento e, com isso, assegurar a eficácia do investimento.
Palavras-chave: Infraestrutura;  obra pública;  falha contratual;  judicialização
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7874
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mestrado Izabel Martins A Lima.pdf4.13 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.