Gamificação aplicada à Transformação Digital na Administração Pública
Título: | Gamificação aplicada à Transformação Digital na Administração Pública |
Autor(es): | Silva, Fabiana Bigão, (Conteudista, 2022). |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://www.escolavirtual.gov.br/ |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Curso Completo |
Extensão/Indicação de Série: | Módulo 1: Conceitos Fundamentais de Gamificação, p 6-25 Módulo 2: Motivação e Engajamento na Gamificação, p 26-58 Módulo 3: Elementos da Gamificação, p 59-80 Módulo 4: Elementos para Modelagem de um Ambiente Gamificado, p 81-100 Módulo 5: Caso Prático de Aplicação da Gamificação em Serviços Públicos, p 101-117 |
Data: | Nov-2022 |
Detentor dos direitos autorais: | Secretaria de Governo Digital |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Governo e Transformação Digital |
Resumo: | O curso Gamificação Aplicada à Transformação Digital na Administração Pública foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Coordenação-Geral de Governança em Tecnologia da Informação/Secretaria de Governo Digital (CGGOV/SGD) – Ministério da Economia em 2022. A gamificação é uma ferramenta de gestão de pessoas que ajuda os líderes a promover emoções positivas e a produtividade prazerosa. Por meio das mecânicas corretas e do design adequado é possível aumentar o engajamento no trabalho. Jogos bem projetados oferecem reforço forte e positivo que pode ser sentido de forma sustentável. A experiência de aumentar os níveis de realização impulsiona o comportamento desejado de forma contínua. A proposta da Gamificação é adaptar recursos encontrados nos jogos para a realidade e a rotina das instituições públicas, criando um ambiente mais lúdico, didático e propício à participação. Ao atender essa inovação, as administrações públicas em todo o mundo podem ser mais eficientes, oferecer melhores serviços e responder às exigências de uma sociedade conectada às novas tecnologias digitais. |
Palavras-chave: | gamificação; transformação digital; administração pública |
Objetivo: | O objetivo desse curso é capacitar servidores públicos para reconhecerem processos fundamentais no desenvolvimento, implementação, gerenciamento e avaliação de propostas que envolvam gamificação, lhes possibilitando atuar em projetos de pequeno, médio e grande porte, com foco na Transformação Digital.Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Diferenciar motivação de engajamento, e reconhecer a importância de ambos para a gamificação; Reconhecer a importância da gamificação para processos de transformação digital do serviço público; Reconhecer como a psicologia motivacional está relacionada à gamificação; Identificar o passo a passo para criar um ambiente com gamificação em projetos de transformação digital; Identificar, a partir de casos práticos da Administração Pública, como a gamificação pode ser implementada. |
Público alvo: | Agentes públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever. |
Contexto de aprendizagem: | Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado. |
Observações/Notas: | Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO/Enap. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7870 |
Aparece nas coleções: | Escola Virtual: Governo e Transformação Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gamificação Aplicada à Transformação Digital na Administração Pública.pdf | 6.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.