Título: Financiamento multilateral em moeda local para o desenvolvimento: experiências do new development bank
Autor(es): Guedes, Pedro Arthur Braune
Contribuidor: Guerriero, Ian Ramalho
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 86 páginas
Data: 23-Jan-2024
Detentor dos direitos autorais: Pedro Arthur Braune Guedes
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Este estudo investigou iniciativas de investimento em moeda local do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Composto originalmente por cinco países BRICS, o NDB emergiu como uma instituição de financiamento para o desenvolvimento inovadora, desafiando as convenções tradicionais. Analisando projetos financiados pelo NDB em vários países e setores, destacou-se sua ênfase na sustentabilidade, cooperação Sul-Sul e, em especial, a diversificação de moedas de financiamento. Foram expostos conceitos relevantes e introduzida a formação da instituição, seus princípios de atuação e principais resultados de seus primeiros anos. O estudo buscou destacar, sobretudo, as experiências de financiamento de projetos de desenvolvimento em moedas nacionais, em alternativa ao dólar americano, usualmente utilizado em operações dessa natureza. Por meio de estudo de três casos selecionados de projetos aprovados pelo banco, na China, Brasil e África do Sul, em três áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, infraestrutura de transporte, energia limpa e a gestão de recursos hídricos, respectivamente, foi possível ilustrar a atuação do banco, explorando os benefícios e desafios de investimentos dessa natureza. O estudo revelou que, apesar de seu tamanho comparativamente pequeno em relação a instituições multilaterais estabelecidas, o NDB conquistou uma classificação de crédito respeitável e demonstrou eficácia em sua governança interna, notável, sobretudo, pelo papel dominante de países em desenvolvimento. Além disso, o NDB ilustrou como países em desenvolvimento podem colaborar para enfrentar desafios comuns de desenvolvimento, destacando-se como um modelo de cooperação Sul-Sul eficaz. Sua ênfase em empréstimos em moedas locais também pode incentivar outros países a explorar opções de financiamento alternativas, e pode ter impacto significativo sobre o uso de moedas em âmbito internacional. Em resumo, o NDB, embora de tamanho modesto, demonstrou sua capacidade de influenciar a governança global, oferecendo uma alternativa inovadora e sustentável no financiamento para o desenvolvimento. Sua trajetória até agora destaca seu potencial contínuo como uma força ascendente no cenário internacional de desenvolvimento.
Palavras-chave: Novo Banco de Desenvolvimento;  BRICS;  financiamento multilateral para o desenvolvimento;  financiamento em moeda local
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7842
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Pedro A B Guedes.pdf811.98 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.