Título: Redes de capacitação: a experiência da Escola de Governo e das universidades públicas do estado do Paraná
Autor(es): Machado, Hilka Vier
Muller, Claudia Cristina
Editor: Hilka Vier Machado
Claudia Cristina Muller
Endereço Eletrônico: http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_III_congresso_consad/painel_6/redes_de_capacitacao_a_experiencia_da_escola_de_governo_e_das_unversidades_publicas_estado_do_parana.pdf
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 25 p.
Data: 2010
Detentor dos direitos autorais: Claudia Cristina Muller
Hilka Vier Machadouller
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: No Estado do Paraná, o movimento de formação e desenvolvimento dos servidores públicos é difundido a partir da criação da Escola de Governo, em 2004. Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da construção de uma rede de capacitação em políticas públicas voltada à qualificação dos quadros de carreira de nível superior, analisando os desdobramentos e os fatores limitadores da rede. Apresenta a rede de capacitação construída em parceria entre a Escola de Governo do Paraná e seis Instituições Públicas de Ensino Superior (Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade do Centro-Oeste do Paraná, Universidade do Oeste do Paraná, e a Universidade Federal do Paraná). A metodologia utilizada neste paper é o estudo de caso que relatará a construção da rede de capacitação com as seguintes etapas: identificação dos diversos atores e a instituição de câmara técnica para a discussão e formatação de curso de especialização que atendesse às necessidades e especificidades da Escola de Governo do Paraná; o processo seletivo; o desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação, pelas Universidades públicas parceiras; o acompanhamento do Curso pela equipe da Escola de Governo do Paraná; os projetos de intervenção feitos pelos alunos; a disseminação do conhecimento produzido. O ponto alto do trabalho em rede se deu com as discussões do Curso na Câmara Técnica: temática do curso, fontes de recursos, projeto do curso, o público-alvo, o ambiente de aprendizagem, o acesso à tecnologia, o suporte acadêmico e administrativo, o acompanhamento e avaliação, a difusão/disseminação do conhecimento. Dos resultados obtidos a partir da interação entre os integrantes da rede destacam-se: 19 turmas de um curso de Pós-Graduação em Formulação e Gestão de Políticas Públicas num total de 572 especialistas, além da realização de um Seminário de Gestão Pública no Paraná, da criação do Repositório Institucional SabeRES em Gestão Pública de acesso livre e da publicação de livros sobre Gestão de Políticas Públicas no Paraná, contendo artigos publicados pelos alunos sobre temáticas relacionadas à gestão pública. Com isso, o Estado do Paraná iniciou um processo de construção de saberes em gestão pública a partir da reflexão de suas próprias vivências e experiências, e de uma relação harmoniosa e inovadora entre produtores de saberes – a instituição acadêmica e a administração pública – os quais criaram condições para a construção do conhecimento, o que não teria sido possível de maneira isolada. Essa rede de conhecimento em políticas públicas, por ter sido coletivamente construída, revelou que mais importante que o conhecimento em si e o processo da sua construção, foi a transposição desses resultados para a realidade não apenas dos produtores desse conhecimento, mas para todos os que atuam e são beneficiados pela gestão pública
Palavras-chave: Política pública;  Capacitação;  Servidor público;  Gestão pública;  Redes
Observações/Notas: Artigo apresentado ao III Congresso Consad de Gestão Pública
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/782
Aparece nas coleções:Artigos e Apresentações no Congresso CONSAD


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