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dc.contributor.authorMartins, Felipe dos Santos-
dc.contributor.authorGóes, Geraldo Sandoval-
dc.contributor.authorFirmino, Antony Teixeira-
dc.contributor.authorRangel, Leonardo Alves-
dc.date.accessioned2024-01-03T20:33:48Z-
dc.date.available2024-01-03T20:33:48Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7828-
dc.description.abstractTechnological advances have been transforming work relationships. Non-traditional work relationships are growing and conquering the space of traditional contracts. Consequently, ensuring adequate coverage of social protection systems for these evolving work relationships becomes a pressing challenge. This study undertakes an estimation of Gig Economy workers within Brazil’s transport sector, using microdata from the Continuous National Household Sample Survey (Pnad Contínua) by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The primary aim is to furnish valuable insights for the formulation of public policies geared towards enhancing social security inclusion. The estimation methodology pivots on two principal variables: occupation and the economic activity undertaken by these workers. The findings underscore that during the third quarter of 2022, the total count of Gig Economy workers in the transport sector surged to 1.7 million individuals; remarkably, a mere 23% of this cohort contributed to the Social Security system.pt_BR
dc.description.abstractO avanço tecnológico vem transformando as relações de trabalho. As relações não tradicionais de trabalho estão crescendo e conquistando o espaço dos contratos tradicionais. O desafio passa a ser, então, o de oferecer a cobertura dos sistemas de proteção social a esses trabalhadores. O presente estudo apresenta uma estimativa de quantos são esses trabalhadores da Gig Economy no setor de transportes no Brasil, a partir dos microdados da Pnad Contínua do IBGE, com o objetivo de servir como insumo para a elaboração de políticas públicas que visem a inclusão previdenciária. A metodologia utilizada para se estimar quantos são os trabalhadores da Gig Economy no setor de transportes considera duas variáveis principais: a ocupação e qual atividade esses trabalhadores exercem. Em relação ao número total da Gig Economy do setor de transporte, notou-se que esse grupo atingiu 1,7 milhão de pessoas no terceiro trimestre de 2022 e apenas 23% desses trabalhadores contribuíam para a Previdência Social.pt_BR
dc.description.abstractLos avances tecnológicos han transformado las dinámicas laborales, viendo un crecimiento de relaciones laborales no tradicionales que están desplazando a los contratos convencionales. En este contexto, surge el desafío de garantizar cobertura a estos trabajadores mediante los sistemas de protección social. Este estudio proporciona una estimación de la cantidad de trabajadores en la Economía Gig del sector transporte en Brasil, basándose en microdatos de la Pnad Contínua del IBGE. Su objetivo es servir como aporte para la formulación de políticas públicas orientadas a la inclusión en la seguridad social. La metodología empleada para estimar el número de trabajadores en la Economía Gig del sector transporte considera dos variables fundamentales: la ocupación y la actividad que desempeñan estos trabajadores. Respecto al número total de trabajadores en la Economía Gig del sector transporte, se observó que este grupo alcanzó la cifra de 1,7 millones de personas en el tercer trimestre de 2022, y únicamente el 23% de estos contribuyeron al sistema de Seguridad Social.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Inglês:English:enpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/9794/6944pt_BR
dc.subjecteconomia Gigpt_BR
dc.subjectproteção socialpt_BR
dc.subjectsistema de proteção socialpt_BR
dc.titleAn overview of the social protection of workers in the Gig Economy of the transport sector in Brazilpt_BR
dc.titleUm panorama da previdência social dos trabalhadores da Economia Gig do setor de transporte no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 74, n. 4, 802-823 p.pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Sociaispt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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