Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância: uma proposta para as escolas de governo
Título: | Matriz de capacitação modelada por competências para atuar em programas de educação a distância: uma proposta para as escolas de governo |
Autor(es): | Muller, Claudia Cristina |
Editor: | Claudia Cristina Muller |
Endereço Eletrônico: | http://www.ppgcgti.ufpr.br/publicacoes/4-matriz-de-capacitacao-modelada-por-competencias-para-atuar-em-programas-de-educacao-a-distancia-uma-proposta-para-as-escolas-de-governo.html |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Tese/Dissertação |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 136 p. |
Data: | 2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Claudia Cristina Muller |
Termos de uso: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Ensino a Distância Escola de Governo |
Resumo: | This study discusses distance learning (DL) as a corporate education strategy in the scope of National Policy on Staff Development. The purpose was to identify, along with managers and specialists of National Network of Schools of Government in Brazil (RNEG), demanded competencies for DL professionals acting in continued education to service public. Part of the research is based in official documents and in related capacity-building initiatives of Schools of Government in the last three years. Through questionnaire sent to managers of institutions of RNEG, we identified existing infrastructure, teams profile, actions developed in DL and training needs. The research allowed to map the critical competencies to work in DL programs and to create a proposal from a Competency-Based Training Matrix for school teams in order to leverage continuing education programs to public servants in three spheres of government. The results revealed the key technological, pedagogical, management and communication skills, as well as the critical activities and content to be included in the training plans. It was found that 88% of institutions have already implemented or are in the process of implementing DL, and the other 12% are deficient in qualified staff to make regulations on hiring personnel or in technology fluency. This corroborates the importance and the contribution of Competency-Based Training Matrix for RNEG Discute a educação continuada e apresenta os dispostos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, o papel das escolas de governo e a educação a distância (EaD) como estratégia na educação corporativa, as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no contexto educacional, o desenvolvimento de competências nas organizações e a capacitação dos profissionais das escolas de governo. Investiga as instituições participantes da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) com o objetivo de identificar, junto aos seus gestores e especialistas, quais as competências necessárias para os profissionais atuarem na EaD. Parte da pesquisa é documental e relaciona as iniciativas de capacitação das escolas de governo, nos últimos três anos. Por meio de pesquisa de campo, fazendo uso de um questionário enviado aos gestores das instituições participantes da RNEG, identificou-se a infraestrutura existente, o perfil das equipes, as ações desenvolvidas em EaD e as necessidades de capacitação dos profissionais das escolas de governo. A pesquisa permitiu mapear as competências necessárias para atuar em programas de EaD e criar a proposta da Matriz de Capacitação Modelada por Competências, para que as equipes das escolas alavanquem programas de educação continuada aos servidores públicos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Elencaram-se as principais competências tecnológicas, pedagógicas, de gestão e de comunicação, além de atividades e conteúdos que poderão compor os planos de capacitação das escolas de governo. Em relação à EaD, constata-se que 88% das instituições implementaram ou estão em vias de implementação desta modalidade de ensino e, as que não desenvolvem ações em EaD, não o fazem por ausência de pessoal qualificado, por necessidade de regulamentação na contratação de pessoal ou por falta de domínio da tecnologia. Isso corrobora a importância e a contribuição da Matriz de Capacitação Modelada por Competências para a Rede Nacional de Escolas de Governo |
Palavras-chave: | Ensino a distância; Educação; Estado; Servidor público; Matriz de capacitação |
Observações/Notas: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Área de Concentração: Gestão da Informação e do Conhecimento do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, como parte das exigências para obtenção do título de Mestre |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/777 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do Corpo Técnico da Enap |
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