Título: Uma análise do contexto ideacional, político e Institucional do Programa Bolsa Cidadania de Araraquara /SP
Autor(es): Costa, Diego
Contribuidor: Jannuzzi, Paulo de Martino
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 91 páginas
Data: 5-Out-2023
Detentor dos direitos autorais: Diego Costa
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Esta dissertação dedica-se a avaliar o contexto Ideacional, Político e Institucional em que o Programa Bolsa Cidadania, da cidade de Araraquara, localizada na região central do Estado de São Paulo, foi formatado. Resgata-se o contexto da pandemia de COVID-19, e o respectivo debate público que se formou em torno da atuação estatal para combater os altos níveis de degradação econômica e social que se instalaram, para justificar a importância do objeto de estudo. Apresentam-se alguns dos principais trabalhos sobre o nascimento daquilo que se convencionou chamar de Estado de bem-estar social, com origem na Europa do período pós segunda guerra, e sobre o processo de construção da proteção social no Brasil, especificamente do Programa Bolsa Família. Após essa contextualização de caráter histórico, inicia-se uma discussão crítica em relação à avaliação de políticas públicas, argumentando-se sobre a necessidade de assimilar componentes mais interpretativos no processo avaliativo. As escolas neo-institucionalistas, do campo da Ciência Política, são apresentadas como base teórica para a realização dessa análise de viés interpretativo, utilizando-se especificamente três chaves analíticas caras a elas: Atores (interesses), Instituições e Ideias. Com a base teórica da discussão apresentada, inicia-se o processo de expor os dados sobre o programa objeto de avaliação, coletados por meio de visita a campo, entrevista com pessoas chaves e pesquisa documental, com destaque para o registro em vídeo de uma Audiência Pública realizada sobre o tema. A última parte é constituída da análise desses dados sob a perspectiva de cada uma das três chaves analíticas apresentadas inicialmente. Como resultado, identifica-se a relevância da chave Atores para a avaliação daquele contexto e o Ator Gestão Municipal como protagonista do processo.
Palavras-chave: avaliação;  políticas sociais;  programa bolsa cidadania
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7775
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Diego Costa com ficha.pdf1.26 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.