Título: O desempenho dos tribunais de contas em questão: modelos de medição de resultados e sua aderência aos propósitos institucionais
Autor(es): Gomel, Denise
Contribuidor: Pires, Roberto Rocha Coelho
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 92 páginas
Data: 28-Set-2023
Detentor dos direitos autorais: Denise Gomel
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar como os Tribunais de Contas brasileiros mensuram o resultado de sua atuação de fiscalização e, em que medida as estratégias de medição adotadas se adequam ao papel contemporâneo do controle externo e ao discurso de entrega de valor à sociedade em geral. A pesquisa envolveu aplicação de questionário respondido por 30 dos 33 Tribunais de Contas brasileiros e, na sequência, a realização de 3 grupos focais com auditores de controle para o aprofundamento do estudo e plena caracterização dos achados obtidos via questionário. Sob a lente analítica da literatura de gestão por desempenho no setor público e mensuração de desempenho e, com base em estudos internacionais sobre medição de desempenho de órgãos de controle, realizou-se uma análise comparativa da prática de medição de resultados de fiscalização nos órgãos de controle brasileiros. Identificou-se que poucos Tribunais de Contas conseguiram implantar um método estruturado e consistente para medir os resultados de suas fiscalizações e, a tendência generalizada é a adoção da metodologia originalmente proposta pelo Tribunal de Contas da União e absorvida pelo Manual de Quantificação de Benefícios da Atricon. Mesmo existindo uma base metodológica comum para medição de resultados das fiscalizações, o estudo revela a coexistência, entre os Tribunais de Contas, de perspectivas distintas quanto aos propósitos do controle externo e, consequentemente, quanto à forma de aferir resultados da atuação. O controle de cunho orientativo e dialógico, via auditorias operacionais, bastante difundido internacionalmente, não é prática corrente no Brasil. Caso os Tribunais de Contas brasileiros passem a priorizar fiscalizações preventivas, preditivas, dialógicas e focadas no resultado dos serviços públicos, novos conceitos e estratégias de mensuração de resultados deverão ser incorporadas ao dia a dia desses TCs.
Palavras-chave: tribunais de contas;  medição de desempenho;  quantificação de benefícios;  valor público
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7774
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Denise Gomel com ficha catalográfica.pdf836.78 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.