Título: Central de atendimento alô trabalho
Autor(es): Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=43&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 7 p.
Data: Mar-1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O projeto refere-se à criação da Central de Atendimento "Alô Trabalho" com o objetivo de apoiar, melhorar, agilizar e ampliar a capacidade de atendimento aos trabalhadores, empregadores, entidades de representação, órgãos de classe e entidades públicas, em âmbito nacional, através de linha telefônica com ligação gratuita, de forma a facilitar e simplificar o acesso às informações e serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e suas unidades descentralizadas. Atuando de forma interativa e eficaz, agregando serviços, informações institucionais e bases de dados, oferecendo instrumentos e recursos que proporcionem a criação de condições ideais de atendimento e descongestionando o fluxo de pessoas nos locais de atendimento ao público
Palavras-chave: Simplificação;  Cidadania;  Modernização;  Atendimento ao cidadão;  Central de atendimento;  Gestão da informação;  Atendimento telefônico
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: criar instrumentos de interação entre os diversos segmentos da sociedade, visando a otimização das funções de atendimento, através de um canal direto entre o Ministério do Trabalho e os trabalhadores; encaminhar sugestões e reclamações aos órgãos ou instâncias administrativas competentes, no âmbito do Ministério; preparar relatórios específicos contendo sugestões para melhoria concretas em procedimentos administrativos, normas e regulamentos, como subsídio na definição das diversas políticas do Ministério; sistematizar o processo de atendimento ao trabalhador em suas necessidades de informação; auxiliar na articulação, compatibilização, orientação e acompanhamento das ações de atendimento ao trabalhador; cadastrar as reivindicações da sociedade para subsidiar a tomada de decisão; subsidiar a criação de instrumentos de orientação ao trabalhador; sistematizar o processo de avaliação periódica do atendimento ao trabalhador; subsidiar a definição de indicadores gerenciais para avaliação dos serviços de atendimento ao trabalhador; realizar pesquisas das expectativas e requisitos dos clientes do Ministério
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Márcio Roberto de Almeida
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Áreas temáticas: atendimento ao cidadão-usuário; atendimento ao cidadão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/775
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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