Título: Testes padronizados na educação básica e seus efeitos sobre resultados educacionais: evidências das pesquisas acadêmicas
Autor(es): Belmiro, Célio
Reis, Breno Salomon
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Material Textual
Extensão/Indicação de Série: 31 p.
Data: Set-2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Uso de Evidências
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar, em uma síntese rápida de evidências, a relação entre testes padronizados e resultados educacionais, com foco em variáveis que mensuram o acesso ao ensino superior. São analisados estudos científicos que abrangem um conjunto de evidências que variam em relação às consequências dos testes para os participantes, ao tipo de sistema educacional em que estão inseridos e aos objetivos da política - ou programa - educacional dos quais fazem parte. Os principais conjuntos de resultados estão organizados em três blocos que se referem ao acesso ao ensino superior em sistemas de admissão centralizados, as heterogeneidades e a relação entre os testes e responsabilização escolar (school accountability).
Palavras-chave: testes padronizados;  sistema educacional;  conjunto de evidências;  políticas de responsabilização escolar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7752
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
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2022.09.09 - Testes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais.pdfTestes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais926.95 kBAdobe PDF Thumbnail
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