Testes padronizados na educação básica e seus efeitos sobre resultados educacionais: evidências das pesquisas acadêmicas
Título: | Testes padronizados na educação básica e seus efeitos sobre resultados educacionais: evidências das pesquisas acadêmicas |
Autor(es): | Belmiro, Célio Reis, Breno Salomon |
Contribuidor: | Evidência Express (EvEx) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Material Textual |
Extensão/Indicação de Série: | 31 p. |
Data: | Set-2022 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência Uso de Evidências |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar, em uma síntese rápida de evidências, a relação entre testes padronizados e resultados educacionais, com foco em variáveis que mensuram o acesso ao ensino superior. São analisados estudos científicos que abrangem um conjunto de evidências que variam em relação às consequências dos testes para os participantes, ao tipo de sistema educacional em que estão inseridos e aos objetivos da política - ou programa - educacional dos quais fazem parte. Os principais conjuntos de resultados estão organizados em três blocos que se referem ao acesso ao ensino superior em sistemas de admissão centralizados, as heterogeneidades e a relação entre os testes e responsabilização escolar (school accountability). |
Palavras-chave: | testes padronizados; sistema educacional; conjunto de evidências; políticas de responsabilização escolar |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7752 |
Aparece nas coleções: | Evidência Express (EvEx) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022.09.09 - Testes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais.pdf | Testes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais | 926.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.