Title: Guia Referencial para Concursos Públicos: promoção do ethos público, realidade brasileira, inclusão, diversidade e direitos humanos.
Authors: Gomide, Alexandre de Ávila
metadata.dc.contributor.other: Moraes, Bruno de Paula
Uchôa, Carlos
Coutinho, Frederico de Morais Andrade
Lotta, Gabriela
Cardoso Júnior, José Celso
Ferreira, Maria Aparecida Chagas
Penha, Paula Tereza de Carvalho
Castro, Rafael Vieira Fernandes de
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 187 p.
Issue Date: 25-Aug-2023
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: A proposta deste Guia vem na direção de reconstruir capacidades institucionais e fortalecer a própria democracia no Brasil com um convite a todas as pessoas que pensam o fortalecimento do Estado e a vocação pública. Chamamos os agentes dos concursos públicos a alinhar os processos de seleção com princípios de promoção do ethos público e conhecimentos substantivos acerca da realidade brasileira, políticas públicas e desenvolvimento nacional. O ciclo de trabalho no setor público, que começa com o edital de seleção e termina com a aposentadoria, deve ser repensado para melhor refletir esses princípios. Como um primeiro passo, organizamos e sistematizamos esse conjunto de orientações para os órgãos e entidades públicas planejarem e executarem os seus processos de seleção.
Keywords: gestão de pessoas;  capacitação;  guia;  metodologia de trabalho.;  processo de seleção
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7735
Appears in Collections:Programa: Gestão de Pessoas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia_concursos_completo.pdf6.55 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.