Título: A reforma agrária na boca do povo
Autor(es): Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=39&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 4 p.
Data: Mar-1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: A reforma agrária no Acre não é mais uma mera distribuição de terras a algumas famílias em lugares isolados da Amazônia Ocidental. Reformou-se também a comunicação. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA reconheceu que não bastava apenas distribuir terra. Era preciso igualmente disseminar informação. E assim chegou A Reforma Agrária na Boca do Povo. Com palestras, performances, peças teatrais e teatro de bonecos, um grupo de servidores transpôs os muros da instituição e invadiu escolas, igrejas, universidades, associações e sindicatos, divulgando a reforma agrária a milhares de pessoas. O público alvo são os trabalhadores rurais com terra e sem terra e outros segmentos sociais. Durante as apresentações, desapropriações, arrecadações, assentamentos e financiamentos, de simples estatísticas, transformam-se em criativas historinhas de humor. O objetivo do projeto, que já tem um ano e meio de atuação com quase dois mil espectadores, é ver A Reforma Agrária na Boca do Povo, provocando debates, colhendo sugestões, avaliando críticas e opiniões e esclarecendo dúvidas. Enquanto reforma o chão, o INCRA descobre a comunicação
Palavras-chave: Cultura;  Incra;  Informação;  Reforma agrária;  Trabalho rural;  Comunicação social;  Educação no campo;  Trabalhador rural;  Políticas públicas
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: estabelecer um canal de comunicação informal com a sociedade, em especial com os beneficiários do INCRA, visando esclarecer os processos legais de acesso e trato com a terra, além de melhorar a prestação de serviços oferecidos pelo órgão; especificamente, o projeto busca discutir com a comunidade todas as questões que envolvem o assunto Reforma Agrária, entraves e medidas que estão sendo adotados para sua efetivação; pretende também levantar sugestões que proporcionem ao INCRA um melhor desempenho de suas atividades
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Francisco José Nascimento
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Áreas temáticas: gestão participativa; atendimento ao cidadão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/771
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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