Título: 2º lugar na categoria graduando: O lucro por espécie em concessão florestal
Autor(es): Carvalho, Kayan de Sousa
Editor: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 29 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Kayan de Sousa Carvalho
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Economia
Meio Ambiente
Resumo: A concessão florestal se baseia no manejo florestal de florestas de domínio público, sendo responsável por desempenhar um grande potencial como atividade econômica no Brasil. Este trabalho teve o intuito de avaliar o lucro por espécie de 19 espécies madeireiras exploradas pela empresa Cemal – Comércio Ecológico de Madeiras Ltda. na Floresta Nacional de Caxiuanã, localizada no estado do Pará. Foi realizada a análise de sensibilidade, com cenários de 10 e 20%, para mais e para menos, nos preços de venda da madeira, possibilitando verificar alterações nas receitas da empresa. Dessa forma, foi possível analisar financeiramente quais espécies florestais estão mais vulneráveis as alterações nos preços de mercado e testar a atratividade de espécies não-lucrativas após um aumento nos seus preços de venda. O lucro por espécie foi encontrado por meio da relação entre os valores de venda das madeiras, responsável por gerar as receitas na concessão florestal, e os custos das atividades envolvidas na exploração, transporte e compra da madeira em pé. Do total de espécies, 14 apresentaram-se como lucrativas e 5 como não-lucrativas. Após a análise de sensibilidade, todas as espécies demonstraram gerar lucro com um aumento de até 20% nos seus valores de venda, contudo, 3 espécies lucrativas começaram a gerar prejuízo com uma diminuição de até 20% nesses valores. Assim, evidenciando que uma pequena valorização nos preços de madeiras não-lucrativas no mercado, se acompanhada de uma resposta positiva por parte dos consumidores, é capaz de aumentar a viabilidade econômica de projetos florestais e que mesmo as espécies lucrativas devem ser alvo de atenção por parte dos gestores na concessão florestal
Palavras-chave: concessão florestal;  florestas públicas;  análise financeira;  manejo florestal;  desenvolvimento sustentável
Objetivo: Tema: A economia e o mercado florestal Subtema: Planejamento, avaliação e regulação das concessões florestais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7633
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2.2. Graduando - 199 - Kayan Carvalho.pdf2.44 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.