Título: Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública
Autor(es): Lima, Eduardo de Souza (conteudista, 2022)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo 1: Introdução à Abordagem Lean. 59 p.
Módulo 2: Identificando Desperdícios. 19 p.
Módulo 3: Utilizando Técnicas Lean. 52 p.
Módulo 4: Aplicando o Pensamento Lean na Administração Pública. 38 p.
Data: Abr-2022
Detentor dos direitos autorais: Secretaria de Governo Digital
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Resumo: O curso Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Coordenação-Geral de Governança em Tecnologia da Informação (CGGOV/SGD) – Ministério da Economia, em 2022.   Essa capacitação possui como foco proporcionar aos participantes conhecimentos necessários sobre a abordagem lean, para que estejam aptos a implementar melhorias com foco na redução de desperdícios em seus processos de trabalho e projetos direcionados à transformação digital na Administração Pública. O curso contextualiza a Abordagem Lean desde seu surgimento até à filosofia Lean como método de gestão; identifica alguns frameworks de transformação, como o proposto pelo Lean Enterprise Institute; e caracteriza um conceito essencial da abordagem: o desperdício. Para a Abordagem Lean, este é um dos pilares conceituais, pois é a partir da identificação dos desperdícios que se procura otimizar o processo de trabalho. Assim, a capacitação apresenta o conceito de “valor agregado” para identificar os desperdícios e evidencia diversas técnicas, como métricas e ferramentas, para tornar isso possível. Além disso, o curso mostra de forma prática quais são os desafios da abordagem Lean na Administração Pública, como ela pode ser aplicada, e apresenta um caso real de aplicação do método.
Palavras-chave: transformação digital;  Lean;  administração pública;  tecnologia da informação
Objetivo: O objetivo deste curso é capacitar servidores públicos que atuam nos órgãos e nas entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para obterem conhecimentos necessários para mudança de Mindset dentro da prática do Lean, possibilitando, assim, que eles estejam aptos a implementar melhorias com foco na redução de desperdícios em seus processos de trabalho e projetos direcionados à transformação digital na Administração Pública.
Público alvo: O curso Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública destina-se aos servidores públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
Contexto de aprendizagem: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Observações/Notas: Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7596
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.